Sistema Fluxus - Justiça Federal

Fluxus ADM - Tramitação de documentos

Fluindo informação na Justiça Federal

  • Início
  • Contato

Certificação digital chega ao Sistema Fluxus

08/10/2009

Recentemente o Fluxus teve inovações em sua segurança com novas formas de logar no Sistema, como o teclado virtual e o CAPTCHA. Agora o Administrador terá mais uma opção para escolha do tipo de login padrão: a certificação digital, que funciona com base em um documento eletrônico chamado certificado digital e em um recurso denominado assinatura digital.

Para utilizar esta opção, o usuário precisará de um cartão com chip, chamado smart card e de seu leitor. Inserindo o cartão, basta clicar no texto "Clique aqui para logar no Sistema utilizando seu certificado digital" ou no botão com desenho de chip. Em seguida, será solicitado o número PIN do seu certificado e mediante resposta correta, o usuário estará logado no Sistema.

Foto

Tela de login através da certificação digital.

Foto

Smart card e leitor.

Foto

Token e sua inserção na entrada USB.

O smart card foi o instrumento escolhido pela Justiça Federal no Ceará para fazer a certificação digital, por isso serão distrbuídos cartões e leitores para os usuários do Sistema, mas isto não exclui a possibilidade de utilização de outro meio, como o token (via USB), se algum usuário o preferir e providenciar sua aquisição.

O certificado digital do Sistema Fluxus foi emitido pela Caixa Econômica Federal, uma das autoridades certificadoras credenciadas à ICP-Brasil. Esta é responsável por um conjunto de políticas, técnicas e procedimentos para que a certificação digital tenha amparo legal e forneça benefícios reais à população brasileira.

O certificado digital é um documento eletrônico com assinatura digital que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, empresa ou site, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com presunção de validade jurídica.

Já a assinatura digital é um mecanismo eletrônico que faz uso de criptografia, mais precisamente, de chaves criptográficas. Chaves criptográficas são, em poucas palavras, um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo capaz de cifrar e decifrar informações.

A certificação digital traz economia de tempo e redução de custos no envio de documentos importantes, garante autenticação na Internet com segurança, desburocratiza processos e possibilita a eliminação de papéis devido à tramitação on-line com validade jurídica.

O próximo passo desta tecnologia será a assinatura digital dos documentos dentro do Fluxus.

 

Mais notícias

Ver todas as notícias

Fluxus 8.2.7.13_3 - Justiça Federal no Ceará ® Todos os direitos reservados