Sistema Fluxus - Justiça Federal

Fluxus ADM - Tramitação de documentos

Fluindo informação na Justiça Federal

  • Início
  • Contato

Justiça Federal no Ceará é pioneira na virtualização de processos
administrativos

Foto

Página do Sistema Fluxus

26/03/2008

Agilidade na tramitação dos processos administrativos, maior detalhamento das movimentações e redução de despesas com relação a material de consumo. Estas são algumas das vantagens que já podem ser vistas na Justiça Federal no Ceará desde que foi implantado, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, o Sistema Fluxus. O novo programa controla todos os processos administrativos, realizando a virtualização desses documentos.

A idéia de criar o sistema veio em 2005, a partir do grande volume de processos administrativos físicos que dificultava o gerenciamento. A fase de desenvolvimento iniciou-se em 2006 e, em outubro de 2007, o Fluxus passou a funcionar efetivamente, após testes, ajustes e treinamentos. “Com o Fluxus é possível acompanhar o andamento do processo, identificar por quanto tempo esteve em cada setor, onde se encontra, ver documentos anexados, dentre outras funções”, explica o supervisor do setor de análise e desenvolvimento de sistemas da JFCE, Gervásio Kayser Pinheiro.

Em seis meses de uso, o Fluxus já apresenta cerca de 4.800 processos cadastrados. A meta da equipe do NTI é ter 100% dos processos administrativos virtualizados em um período estimado de um ano após a implantação. Um ponto forte do Fluxus é que ele foi desenvolvido utilizando uma plataforma livre, o que não acarretou custos extras com compra ou licenciamento de programas.

“Uma portaria, em média, demorava de quatro a cinco dias para ser assinada. Hoje, ela demora de quatro a cinco minutos. O que leva tempo é só o acesso do usuário ao sistema”, exemplifica Kayser a agilidade trazida com o programa. O supervisor admite que um dos principais desafios foi a adaptação por parte dos servidores, mas isso foi minimizado com a participação destes em todo o processo, desde a escolha do nome do programa até treinamentos voltados ao perfil dos usuários das jurisdições.

“A gente perdia muito tempo procurando processos aqui e em outros setores. O Fluxus melhorou bastante porque já temos uma visão em tempo real de onde eles estão e em que fase se encontram”, garante Jerônimo Filho de Abreu, supervisor de um dos setores que mais utiliza o Fluxus, o de Licitação e Contratos. Para ele, apesar de alguns problemas normais ao início de qualquer programa, o Sistema Fluxus facilitou muito o trabalho do setor por onde passam 90% dos processos administrativos.

Foto

Supervisor do setor de análise e desenvolvimento de sistemas da JFCE, Gervásio Kayser Pinheiro.
 

Foto

“O nosso setor teve uma aceitação boa. O sistema não é complicado”, afirma o supervisor do setor de Licitação e Contratos, Jerônimo Filho de Abreu.

Foto

“O maior benefício do Fluxus foi que ele deu mais celeridade ao nosso trabalho”, garante Samara Cavalcante, técnica do Setor de Contratos da JFCE.

O coordenador de implantação de sistemas da Seção Judiciária no Ceará, Luís José Machado de Sousa, acrescenta que o Sistema Fluxus foi elaborado para atender toda a 5ª Região, inclusive o Tribunal Regional Federal. “No Ceará, o programa já está em produção, mas está em processo de implantação nas seccionais de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba”, informa.

Gervásio Kayser ainda ressalta que a iniciativa é inédita no setor público, e já vem sendo estudado um convênio com o Governo do Ceará para a utilização do sistema no Tribunal de Justiça Estadual. “O sistema é pioneiro na Justiça Federal como um todo, não só aqui no Ceará. O Fluxus, na verdade, não é só um novo sistema. Ele é um novo paradigma de Tecnologia da Informação na 5ª Região”, define o supervisor.

“O Sistema Fluxus é resultado da dedicação e do trabalho incansável da equipe do NTI. É um privilégio ver nascer no Ceará uma iniciativa de sucesso como essa que nos confirma como a informática é um poderoso instrumento para uma gestão eficiente”, destaca o Diretor do Foro, juiz federal Augustino Lima Chaves. Até abril de 2008, a atual gestão investirá mais de R$ 2,2 milhões em equipamentos de informática.

Parte da equipe atual que coordena o Fluxus. Em 2006, a equipe contava com cinco pessoas. Hoje, são mais de 20 entre servidores e estagiários.

Vantagens do Sistema Fluxus:
  1. Documento eletrônico;
  2. Maior detalhamento das movimentações;
  3. Flexibilização das pesquisas;
  4. Facilitar a gestão nas unidades administrativas;
  5. Backup de dados horário;
  6. Possibilidade de envio de processos entre Seções Judiciárias e TRF;
  7. Rapidez no trâmite dos processos;
  8. Acesso via intranet / internet;
  9. Despachos urgentes;
  10. Independência de localização física;
  11. Entrega on-line de processos;
  12. Redução de despesas com relação a material de consumo;
  13. Contribuição com o meio ambiente.

 

Mais notícias

Ver todas as notícias

Fluxus 8.2.7.13_3 - Justiça Federal no Ceará ® Todos os direitos reservados